quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

CumuruDelícia

Cumurxatiba!
Poucos já ouviram falar desse lugarzinho absolutamente delicioso, escondidinho lá no sul da Bahia!
Caminhando ao longo da Praia do Rio do Peixe, ninguém dúvida que a gente tem o privilégio de habitar o país mais lindo do mundo! Mar de um lado, rio de outro.  Uns passos a frente  e eles se encontram! Vegetação à beira mar, que de repente dá lugar a uma falésia!  O céu absolutamente azul, o mar absolutamente verde... até se encontrar com o rio e dar lugar a uma tonalidade ímpar! É como se a paisagem se alegrasse em nos surpreender a cada momento! Tão generosamente que se pode nadar no mar, com a maré mais alta, ou caminhar ao longo dele na maré baixa.
60 km à frente... Corumbau, que a gente chega de carro, bicicleta  (para poucos) ou barco (para quem gosta). Quem vai por terra consegue conhecer o Monte Pascoal por vários ângulos! Ponta de Corumbau, na verdade, já que uma imensa ponta de areia adentra o mar e deslumbra a visão!
E como se come bem em "Cumuru"! Alta culinária à beira mar!
As acomodações são no geral sem luxo, mas  confortáveis e aconchegantes, e com ótimo custo-benefício. As pousadas à beira mar contam com áreas externas arborizadas, em continuidade com a praia!
Tudo tão gostoso que a gente nem sente falta da Internet,  já que o sinal nem sempre está disponível!
Pena que o Brasil, tão rico na sua beleza natural, ainda nos deixa entristecer com as questões sociais. Impossível não se indignar com a condição de miséria e desamparo dos índios que residem em taperas  ao longo das estradinhas que cortam a região! Lamentável que a crescente estrutura turística não favoreça os verdadeiros habitantes locais! Mas parece que os moradores da região já iniciam uma mobilização no sentido de direcionar os escassos recursos públicos no sentido de oferecer aos índios condições mais dignas de vida!
Para descansar, refletir, filosofar, papear, fotografar, pedalar, se encantar, ou se acabar brincando com as crianças... CumuruDelícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário