sexta-feira, 13 de julho de 2018

CROÁCIA X FRANÇA



Croácia x França
A Croácia, em evidência devido à boa campanha na Copa do Mundo, vem sendo acusada de ser um país nazista. Isso porque um jogador da sua seleção, Demagoj Vida, faz questão de divulgar que pertence a um grupo de extrema direita. Termina suas declarações com uma saudação: “Slava Ucrani”, que os entendidos de história afirmam ser o equivalente local a “Hi Hitler”. É importante considerar porém, que esses grupos facistas de extrema direita estão espalhados pelo mundo todo. Os franceses colocaram Marie Le Penn no segundo turno das eleições presidenciais. Ela perdeu de lavada, mas indica que o grupinho  facista francês existe. Nós temos os Bolsomitos, nossa vergonha internacional. Esse tipo de anencéfalo está espalhado pelo mundo como uma praga de lavoura. São minoria, mas fazem muito barulho. Não nos esqueçamos que, assim como nós, os croatas elegeram uma presidenta. A diferença é que a presidenta da Croácia exerce seu mandato com alegria e tranquilidade, aparentemente sem riscos de sofrer um golpe político de caráter misógino como aconteceu em terras brasilis. Talvez a Croácia seja um país melhor que o nosso, com uma Seleção de futebol que ensinou o que é ter amor à camisa. Virar jogo de semi-final de Copa do Mundo não é para moleques.

A França! Uh la la! Confesso que é um país que me encanta. Berço do Iluminismo, influencia o mundo inteiro com sua cultura. Mas colocaram a Le Penn no segundo turno! A França também tem suas questões. Tem sido muito questionada pela Comunidade Européia por ter a maior população carcerária da Europa, sendo que 70% dela é de muçulmanos. Isso cheira a xenofobia. Da mesma forma que nosso racista Brasil tem sua população carcerária formada por 65% de negros.

No domingo, torço pela França. Dessa vez não pelo encantamento de sempre. Mas porque acho que ganhar a Copa do Mundo pelas chuteiras dos filhos dos imigrantes africanos será uma bela lição para os franceses. E para o mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário