domingo, 27 de setembro de 2020

Hoje é dia de São Cosme e Damião


 Hoje é dia de São Cosme e Damião.

Apesar de não ser católica, nutro imensa simpatia pelos Santos. Gosto das suas histórias, de pessoas comuns que realizaram feitos notáveis.

São Cosme e Damião. Pediatra e farmacêutico, segundo os ensinamentos da minha mãe. Há muitos anos atrás quando ela, minha mãe, nem sequer sabia qual seria a definição da sua prole, menos ainda que a Pediatria e a Farmácia seriam as profissões de suas filhas, fez uma promessa a São Cosme e Damião.

A sua filha bebê chorava demasiado, noite adentro. Ela, em vão, procurou diagnósticos e tratamentos na medicina convencional. Como não encontrasse, recorreu aos dois santos, protetores das crianças, e lhes fez uma promessa: que sua pequena filha tivesse seu sono tranquilizado, e ela, em devoção, honraria o dia dedicado a eles distribuindo balas e outras guloseimas às crianças pobres, durante sete anos!

Os santos, compadecidos das noites mal dormidas daquela pequena família, atenderam. Nos dias que se seguiram à promessa, a criança dormiu, a noite toda, como nunca fizera antes! Capricharam tanto na atenção ao pedido, que a pequena bebê, que hoje conta essa história, ainda dorme o sono dos justos intensa e profundamente, no pouco ou muito tempo que lhe é concedido pelo momento da vida!

Promessa feita, promessa cumprida!

Sempre vou lembrar do dia de São Cosme e Damião com alegria e saudade!

O dia começava festivo! Os muitos doces, balas, pirulitos, pipocas, eram embalados com animação e alegria! Doce dia!

Eu acompanhava minha mãe na sua missão de cumprir a promessa! As crianças nos cercavam, a alegria saltava dos olhos! Dos meus olhos de criança, dos olhos das outras crianças! Corriam felizes e gratas, a conferir seu pacote de felicidade! 

Lamentei quando a promessa se cumpriu. Eu adorava distribuir as balas de São Cosme e Damião!

Desses dois santos, não sei a historia exata, se é que registros existem! Mas eles são uma parte feliz da minha história!

Viva São Cosme e Damião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário