sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Giovanas

 Quando eu era criança, era encantada com a ideia do ano 2000. Pensava, com as contas feitas: "No ano 2000 vou ter 25 anos!" Pensava isso como sendo um futuro longínquo, muito distante! 

Agora já se passaram 20 anos desde que aquela menininha completou 25 anos! Hoje, completando 45 anos, a menina está aqui. Bem aqui dentro, revivendo a intensidade que foram esses 20 anos! A moça de 25, por assim dizer, foi morrendo aos poucos, para que a menina pudesse reviver! 

Nesses intensos 20 anos as transformações foram profundas! 

A vaidade conferida pelo título de "Dra" foi substituída pela responsabilidade do cuidado com a vida dos filhos das outras pessoas, e pelo entendimento de que todos os profissionais que lutam diariamente pela vida têm a mesma importância, o mesmo valor!

O casamento ensinou que o "felizes para sempre" existe, mas demanda investimento no outro, respeito e tolerância, além do amor!

A maternidade! Nenhuma tarefa se compara à de cuidar e educar outros seres humanos. A gente se desnuda para o mundo, e o mundo se abre de uma forma incrível aos nossos olhos, que passam a enxergar as coisas com a precisão que só o coração materno adquire!

Nesses 20 anos foram travadas tênues e agradáveis batalhas de auto-conhecimento. O "escrever" e o "cozinhar" me reinventaram e deram nova dimensão à minha vida.

Se eu puder fazer a mim mesma um desejo de aniversário, seria que os próximos 20 anos sejam tao intensos quando esses que se passaram!


Essa sou eu!

Sem maquiagem, sem botox,  sem tinta no cabelo, sem dietas! Eu gosto mim assim!

As linhas na face são minha história!  A ruga da braveza entre os olhos é a minha favorita. Faz parte da minha luta, pessoal e coletiva!

Os fios de cabelo branco me lembram que minhas conquistas são mais numerosas que eles! E os quilos... esses danados! Foram se acomodando sorrateiramente após cada gestação! 

Essa sou eu. Moldada pela vida. 

Quero continuar assim. Não tenho tempo para clínicas de estética,  lojas de grife nem dietas! 

Hoje faço 44 anos. Tenho uma vida para viver!


Hoje faço 40 anos.

 Fiquei pensando se a mudança do primeiro dígito seria efetivamente o início de um novo ciclo ou simplesmente o número seguinte.

Fazendo uma comparação superficial com meus 20 anos, sinceramente acho que a mudança foi pequena. Não me enxergo tão mais madura, nem tão mais sábia, aliás, a maternidade mostrou que sabedoria é uma virtude de difícil aquisição. Também, estranhamente, não me sinto mais velha. Mantenho o mesmo fascínio pelo novo, pelo desafio, a mesma disposição para a luta, o mesma busca incansável pela felicidade. O mesmo riso fácil.

Difícil acreditar em ciclos. Penso que a vida é o grande ciclo, espiral  que tentamos galgar, lenta e progressivamente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário